O Escotismo existe há mais de 100 anos e foi concebido pelo fundador, o militar inglês Baden-Powell, ou simplesmente B-P ( 1857~1941).

A idéia toda surgiu na cabeça do então Tenente-General inglês Robert Baden-Powell (mais detalhes de sua história no link “Fundador do escotismo”), baseada em alguns fatos e observações muito curiosos que ocorreram com ele.

Em 1899, durante a guerra dos Boers, na África, teve de recrutar adolescentes da cidade de Mafeking e treiná-los para auxiliá-lo em algumas tarefas, pois contava com poucos soldados, a maioria havia morrido e os que sobraram eram na sua maioria velhos e doentes.

De técnicas de sobrevivência a trabalhos como mensageiros e primeiros socorros, conseguiu com esses jovens segurar o cerco das forças inimigas até que chegassem reforços militares da Inglaterra. O comportamento exemplar, a lealdade, coragem e iniciativa destes jovens chamaram a atenção de B-P.

Com base nessa experiência, mais o treinamento que já possuía, B-P escreveu seu primeiro manual de técnicas de auxílio aos Escutas, jovens recrutas que não tinham experiência e que precisavam de dicas sobre como sobreviver no campo, com técnicas simples e materiais e recursos escassos.

Como todos os impressos eram vendidos em bancas de jornal naquela época, ao retornar a Londres, B-P se surpreendeu com o sucesso que este seu guia para militares estava fazendo entre jovens londrinos também, que se reuniam em pequenos grupos para aplicar as sugestões escritas por B-P.

Vendo então este sucesso, e preocupado com a enorme quantidade de jovens que se encontravam pelas ruas bebendo, fumando e jogando jogos de azar da época, totalmente largados e ociosos, B-P teve então a idéia de adaptar seu manual especificamente para jovens de 12 a 18 anos, mostrando técnicas de campo e hábitos saudáveis junto à natureza.

Reuniu um grupo de jovens nessa faixa etária, filhos de amigos, e realizou um acampamento na Ilha de Brown Sea, onde pode confirmar tudo o que havia pensado em relação ao que os jovens poderaim desenvolver se seguissem as técnicas que estava propondo. Era o ano de 1907.

Com isso escreveu 6 fascículos do Guia de Escotismo para rapazes, o que acabou se tornando em poucos meses em um sucesso incrível, mobilizando não só jovens londrinos, mas incentivando pessoas do mundo todo a montarem grupos escoteiros para disseminar seus ensinamentos. E assim vem sendo já há 104 anos...

Por meio de jogos, trabalhos comunitários, excursões, acampamentos, músicas e outras atividades, os membros do movimento escoteiro aprendem a importância de ajudar ao próximo, respeitar a natureza, conviver em grupo, compartilhar, ter responsabilidade, respeitar os mais velhos, disciplina e auto-confiança.

A cada 04 anos os escoteiros realizam encontros mundiais chamados Jamborees. Onde escoteiros do mundo inteiro ficam reunidos e realizam atividades em conjunto, reforçando o movimento e intensificando seus valores. A organização mundial do movimento escoteiro é o responsável em assistir as organizações nacionais, tendo obrigações de manter os princípios do movimento.

Atualmente mais de 28 milhões de jovens praticam o escotismo no mundo todo. No Brasil são cerca de 70 mil.

Venha para o Escotismo você também! Descubra porque o Escotismo é o maior movimento jovem do mundo, cada vez mais na moda.