O Escotismo é um Movimento Educacional de jovens, com a colaboração de adultos, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com os Princípios e o Método Escoteiro.

A Missão do Escotismo


Contribuir para a educação dos jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Visão


O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Princípios do Movimento Escoteiro


Os Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, esta sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento se comprometem, voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que devem ser cumpridos:

  • Dever para com Deus – A adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

  • Dever para com o próximo – A relação e a responsabilidade de uma pessoa para com a sociedade em seu sentido mais amplo : sua família, sua comunidade local, seu país e o mundo, incluindo o respeito pelos demais e pela natureza.

  • Dever para consigo mesmo – A responsabilidade de uma pessoa por desenvolver seu próprio potencial, até o máximo que lhe permitam suas potencialidades.


Saiba mais sobre Escotismo


Tenha mais informações importantes sobre a educação pelo Escotismo:
  • Projeto Educativo da UEB: baixe aqui



  •  

     
    clique nas imagens para ampliá-las