Caros Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros,
O meu Chefe me disse isto quando eu tinha a idade de vocês, então gostaria de dizer algumas palavras a vocês também, e gostaria que pensassem sobre o que vou lhes dizer.

Quantas outras pessoas dariam a vida para poder estar no lugar de vocês e não podem, seja porque estão muito doentes, ou porque simplesmente nasceram sem poder usufruir das coisas deliciosas que o Criador colocou neste mundo para nós.

Por isso, antes de assumirem o compromisso para com o Criador e seus camaradas, pensem bem na Lei e na Promessa. Não para que "estejam" Escoteiros, porque decorar as Leis e a promessa é fácil; mas para que SEJAM Escoteiros de verdade, e vivam a serviço do próximo e do Criador segundo as Leis e a Promessa.

Os pensamentos sobre as Leis e a Promessa a seguir foram ditas por B-P, e eu procuro seguir isso todos os dias da minha vida.

do seu amigo, Carlos Falk


Reflexões sobre a Lei do Lobinho


1. O LOBINHO OUVE SEMPRE OS VELHOS LOBOS.
"O Lobinho obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Primos e Chefes. Como Lobinho, você se disciplina e obedece voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem de todos. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir de dentro de você, e nunca ser mandada de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido."

2. O LOBINHO PENSA PRIMEIRO NOS OUTROS.
"O dever do Lobinho é ser útil e ajudar a todos. Como Lobinho, seu maior objetivo é ajudar. Você deve merecer a confiança de que, a qualquer hora, estará pronto para dar seu tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos outros. O sacrifício é o sal do trabalho."

3. O LOBINHO ABRE OS OLHOS E OUVIDOS.
"A Honra para um Lobinho é ser digno de toda confiança.Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Lobinho, é, sem dúvida, educado e atencioso com as pessoas necessitadas, velhos e crianças. Como Lobinho você será visto como aquele que não perde a cabeça e que agüenta qualquer problema com ânimo alegre, coragem e otimismo. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades nas pessoas."

4. O LOBINHO É LIMPO E ESTÁ SEMPRE ALEGRE.
"O Lobinho é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Lobinho, espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar qualquer vontade impensada; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz."

5. O LOBINHO DIZ SEMPRE A VERDADE.
"O Lobinho é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais e avós, seus chefes, seus professores e aos que estudam com você. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do governo de sua pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Matilha, de seus professores ou de seus colegas, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda que eles não façam sempre bem o que você espera deles. Além disso, você é leal também com você mesmo; você não quer diminuir seu respeito com você mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro menino, nem, com outra menina."


A Promessa do Lobinho


“PROMETO PELA MINHA HONRA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA, OBEDECER À LEI DO LOBINHO E FAZER TODOS OS DIAS UMA BOA AÇÃO.”



Reflexões sobre a Lei Escoteira


1. O ESCOTEIRO TEM UMA SÓ PALAVRA; SUA HONRA VALE MAIS DO QUE A PRÓPRIA VIDA.
"A Honra para um Escoteiro é ser digno de toda confiança. Como um Escoteiro, nenhuma tentação, por maior que seja, e embora seja secreta, irá persuadi-lo a praticar uma ação desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Você não voltará atrás a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade".

2. O ESCOTEIRO É LEAL.
"O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do Governo, aos seus Pais, seus Chefes, seus Patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, "jogando o jogo" honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do Governo de sua Pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Alem disso, você é leal também a si mesmo; você não querer rebaixar seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher."

3. O ESCOTEIRO ESTÁ SEMPRE ALERTA PARA AJUDAR O PRÓXIMO E PRATICA DIARIAMENTE UMA BOA AÇÃO.
"O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalhos, ou se necessário, a própria vida pelos demais, o sacrifício é o sal do serviço."

4. O ESCOTEIRO É AMIGO DE TODOS E IRMÃO DOS DEMAIS ESCOTEIROS.
"É amigo ou irmão, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles, qualquer idiota pode criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade."

5. O ESCOTEIRO É CORTÊS.
"Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Escoteiro, é, sem dúvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e crianças. Mas, alem disso, você é polido mesmo com aqueles que estão contra você. Aqueles que tem razão não precisam perder a calma; aqueles que não tem razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la".

6. O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS.
"Você reconhecerá como companheiros as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração".

7. O ESCOTEIRO É OBEDIENTE E DISCIPLINADO.
"O Escoteiro obedece de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro você se disciplina a si mesmo e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porem, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido".

8. O ESCOTEIRO É ALEGRE E SORRI NAS DIFICULDADES.
"Como Escoteiro você será visto como o homem que não perde a cabeça e que agüenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo".

9. O ESCOTEIRO É ECONÔMICO E RESPEITA O BEM ALHEIO.
"Como Escoteiro você olhará para o futuro, e não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas, ao contrário, fará uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Você fará isso com a idéia de não ser um ônus, mas uma ajuda para os demais".

10. O ESCOTEIRO É LIMPO DE CORPO E ALMA.
"O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar qualquer tendência intemperadas do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz."


A Promessa Escoteira


“PROMETO PELA MINHA HONRA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA, AJUDAR O PRÓXIMO EM TODA E QUALQUER OCASIÃO E OBEDECER À LEI ESCOTEIRA.”


O CÓDIGO DOS CAVALEIROS

Segundo B-P, as leis dos Cavaleiros eram as seguintes:
1. Esteja sempre pronto, de armadura vestida, exceto enquanto estiver repousando à noite.
2. Em tudo o que estiver fazendo procure ganhar honra e fama pela honestidade.
3. Ajude os pobres e os fracos.
4. Defenda os que não puderem se defender sozinhos.
5. Nada faça para ferir ou ofender os outros.
6. Esteja preparado para lutar na defesa da sua Pátria.
7. Trabalhe antes pela honra que pelo proveito.
8. Não volte atrás na palavra dada.
9. Defenda a honra de sua Pátria com a própria vida.
10. Prefira morrer honestamente a viver vergonhosamente.
11. A Cavalaria exige que cada um esteja preparado para executar as tarefas mais humildes e trabalhosas com alegria e boa vontade; e a fazer o bem ao próximo.

Desse código de conduta deriva a atual Lei Escoteira. Para B-P um Cavaleiro (ou um Escoteiro) era em todas as ocasiões, um cavalheiro. Também era de se esperar de um Escoteiro atitudes de abnegação, altruísmo, bondade, amizade, humildade, amabilidade e generosidade.
E uma boa dose de alegria: se você faz os outros felizes, você se sentirá feliz.
Uma parte importante da Promessa Escoteira é ajudar o próximo em todas as ocasiões. Não importa o tamanho da boa ação, algo de bom deve ser feito em cada dia, tanto para os amigos como também para estranhos. Um Escoteiro deve ser o primeiro a tomar uma atitude. Não basta passivamente ser bom, mas ativamente fazer o bem. Além disso, nunca deve se omitir de agradecer qualquer gentileza recebida. Nas palavras de B-P, um presente não é seu até que você o tenha agradecido.

 

Saiba mais...

Veja também...

Links interessantes Escoteiros famosos
  • Que faz o Escoteiro?
  • Sobre o Escotismo
  • Arrumando a Mochila
  • história dos Jamborees

  • Neil Armstrong
  • Caio Viana Martins
  • Benjamim Sodré
  •