Mais conhecido como Baden-Powell (B-P), Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Quando seu pai faleceu, BP tinha aproximadamente 03 anos e foi criado por sua mãe e 7 irmão, onde apesar dos momentos, o amor ajudava-os a continuar em frente e viver como mais gostavam: ao ar livre e excursionando e acampando por muitos lugares da Inglaterra.

Em 1870 B-P ingressou na escola Charterhouse em Londres, onde era popular por sua perícia como goleiro do time da escola e também por suas habilidades como ator e músico e desenhista, dom este que o permitiu ilustrar as próprias figuras de seus livros. Aos 19 anos depois de sua colação de grau, aceitou uma oportunidade de ir à Índia como subtenente do regimento que formara, criando uma carreira excelente no serviço militar. Em 1887 BP participou da campanha contra os Zulus na África, e mais tarde contra as ferozes tribos dos Ashantís e os selvagens guerreiros Matabeles.

As promoções de B-P na carreira militar eram quase automáticas tal o sucesso de suas batalhas, o que o tornou famoso em vários países. Em 1899 tornou-se coroneu e partiu para uma de suas mais difíceis batalhas na cidade de Mafeking – Coração da África, onde lutou durante 217 dias contra forças esmagadoramente do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900. Promovido ao posto de major-general, PB tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas e muito famoso por suas batalhas, regressando para a Inglaterra em 1901.

Sua popularidade era surpreendente e seu livro: Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar), acabou tornando-se muito popular e sendo usado em muitas escolas masculinas. (Naquela época as escolas eram separadas para rapazes e moças). Essa era a oportunidade da vida de BP em ajudar a juventude. Se um livro para adultos sobre as atividades dos exploradores podia exercer tal atração sobre os rapazes e servir-lhes de fonte de inspiração, outro livro, escrito especialmente para rapazes poderia despertar muito maior interesse.

Pôs-se então a trabalhar, estudando muitos livros de educação e adestramento dos rapazes, desde jovens espartanos, os antigos bretões, os peles-vermelhas, até os nossos dias. Desenvolvendo assim a idéia do escotismo. Queria estar certo de que a idéia podia ser posta em prática, e por isso, no verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. Podendo colocar em prática seus estudos.

Em 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escotismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em ação um movimento que afetaria a juventude do mundo inteiro. Patrulhas e tropas escoteiras foram surgindo na Inglaterra e em outros países. O movimento escoteiro cresceu tanto que BP compreendeu que o escotismo seria a obra de sua vida. Pediu então demissão do exército e ingressou na sua vida de serviço ao mundo por meio do movimento escoteiro.

Em 1912 rodou o mundo para conhecer a fraternidade mundial que estava se formando. Com a Primeira Guerra Mundial momentaneamente interrompeu este trabalho, mas com o fim das hostilidades foi recomeçado, e em 1920 os escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o Primeiro Jamboree Mundial. Na última noite deste Jamboree, a 6 de agosto, B-P foi proclamado "Escoteiro-Chefe-Mundial" sob os aplausos da multidão de rapazes.

Ao completar 80 anos de idade, regressou à sua amada África com a sua espôsa, Lady Baden-Powell, que fôra uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (bandeirantes), movimento também iniciado por Baden-Powell. Fixaram residência no Quênia em um lugar tranquilo e com um panorama maravilhoso: florestas de quilômetros de extensão tendo ao fundo montanhas de picos cobertos de neve. Foi lá que morreu BP, em 08 de janeiro de 1941 faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade.
 

 
clique nas imagens para ampliá-las